Fundo Paginas em agenda
sd sadas d saodaspd as das dasddi f d ifºsdf sdfç sdfidfds fds fsdfidsof sd fosd fsdfi sdif sF SD FPSD IFO SDIOF SD PF SDFDSPFO SDP F
sd sdsd s ds dsdsd s
sd sdsd s ds dsdsd s
sd sdsd s ds dsdsd s

27 Março 2017 a 26 Junho 2017

Capela Justiça e Paz

Grupo de Meditação Cristã Justiça e Paz

O Grupo de Meditação Cristã Justiça e Paz reúne semanalmente a partir de 27 de março de 2017, à segunda-feira, para o exercício da Meditação. Estando aberto à comunidade do ensino superior e à cidade de Coimbra, é um caminho de busca da "plenitude de vida".

Faça a sua inscrição no formulário que disponibilizamos em baixo.


Os alicerces da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã são os milhares de pequenos grupos que se encontram em casas de família, paróquias, escolas, prisões, hospitais, em pelo menos 100 países por todo o mundo. O encontro num grupo é uma parte importante da viagem da meditação. Primeiramente, o grupo é um lugar de aprendizagem, onde os princípios essenciais da meditação, tal como foram transmitidos por John Main e Laurence Freeman, são ensinados e a sua natureza cristã antiga e autêntica é reforçada. Além disso, a disposição do grupo transforma-o num local de boas-vindas e de acolhimento e num ambiente seguro para receber os estreantes.

De muitas maneiras diferentes, a meditação traz-nos de volta à vida dos primeiros cristãos, nos séculos iniciais da nossa era. John Main não redescobriu só a oração silenciosa, com o apoio de uma palavra de oração, nos escritos dessa época; até o ambiente em que os primeiros cristãos se encontravam para rezar é também semelhante ao que conhecemos: também eles se juntavam em pequenos grupos, em casas de família ou em locais de encontro.

"Estar plenamente vivo é experienciar a vida no poder de Jesus, viver as nossas vidas em união com Ele. Jesus convida-nos a esta plenitude de vida. Mas com o convite vem um desafio: “Se um homem se deixar perder por minha causa, ele encontrará o seu verdadeiro eu”. A meditação é um meio para nos perdermos a nós próprios. A atenção abnegada que damos à nossa palavra-oração é um meio para abrirmos plenamente a nossa consciência à consciência de Jesus, e ao abrirmo-nos assim, expandimo-nos para além das nossas limitações para a total liberdade do espírito, para o Amor de Deus." (John Main OSB, fundador da WCCM)

 


Evento no Facebook Formulário de Inscrições
Grupo de Meditação Cristã Justiça e Paz

2 Fevereiro 2017 a 29 Junho 2017

Instituto Justiça e Paz

Encontros entre a Psicologia e Espiritualidade

Os Encontros entre a Psicologia e a Espiritualidade pretendem ser um espaço de debate e reflexão sobre como estas se tocam e promovem o desenvolvimento do Ser Humano. No próximo dia 27 de Abril este encontro será conduzido pela Doutora Eugénia Magalhães, teóloga e psicóloga, autora do livro "Mística e Psicanálise".


SOBRE A AUTORA

Eugénia Magalhães. Licenciada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e em Psicologia Clínica pelo ISPA. Realizou, ainda, formação em Mediação Familiar no Instituto Português de Mediação Familiar. Frequentou o Master em Mística e em Acompanhamento Espiritual Mistagógico no CITeS (Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista, em Ávila). Bolseira de doutoramento da FCT em História e Cultura das Religiões. É investigadora do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem colaborado como docente convidada na Licenciatura e Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Participou como autora em obras dicionáricas, nomeadamente o Dicionário dos Antis e o Dicionário das Heresias. Nos últimos anos tem desenvolvido projetos de investigação no âmbito da mística e espiritua­lidade.

 


Evento no Facebook Mística e Psicanálise - Livro
Encontros entre a Psicologia e Espiritualidade

24 Novembro 2016 a 15 Junho 2017

Auditório

Curso Bíblico PDF

O Instituto Justiça e Paz propõe um encontro de formação bíblica com o Pe. Rui Santiago, cssr, que vem mensalmente do Porto só para partilhar connosco a sua paixão pela Bíblia. Este encontro mensal é parte do projeto A Porta da Fé do IUJP e pretende ser uma introdução geral à Bíblia, no sentido de inserirmos a nossa história pessoal e comunitária na longa História da Salvação.

Depois de, em 2013-2014, termos feito uma abordagem geral da Sagrada Escritura, do Êxodo ao Apocalipse, no segundo ano quisemos conhecer "O tal de Nazaré" - Jesus Cristo -, a partir dos quatro evangelhos. No ano 2015-2016, visitámos Lugares de Misericórdia na história bíblica, Horas Sagradas em que a ternura e o perdão venceram brutidades nossas.

Ao longo deste ano pastoral 2016-2017, os encontros serão sobre as primeiras comunidades cristãs, a partir dos Atos dos Apóstolos.

Título
QUEM É VIVO SEMPRE APARECE
O Movimento de Jesus nos Atos dos Apóstolos

Inscrição
Não é necessária - Frequência Livre

Dinamização
Pe. Rui Santiago, cssr

Calendário
Mensalmente, à quinta-feira, das 21:15 às 23:15, no Auditório do Justiça e Paz.

Datas
24NOV, 19JAN, 16FEV, 16MAR, 20ABR, 25MAI, 15JUN

 

Curso Bíblico PDF

Morada

 

 

Telefone

 

Email

Couraça de Lisboa, nº30
3000-434 Coimbra

 

239 822 483

 

iu.justicaepaz@gmail.com

Twitter
junta-te à conversa