Fundo Paginas em agenda
sd sadas d saodaspd as das dasddi f d ifºsdf sdfç sdfidfds fds fsdfidsof sd fosd fsdfi sdif sF SD FPSD IFO SDIOF SD PF SDFDSPFO SDP F
sd sdsd s ds dsdsd s
sd sdsd s ds dsdsd s
sd sdsd s ds dsdsd s

2 Maio 2017

Auditório da Reitoria da UC

Conferência Insucesso e Abandono no Ensino Superior

Objetivos gerais

A Conferência pretende ser uma oportunidade para promover uma reflexão sobre as problemáticas do insucesso e do abandono que preocupam e envolvem toda a comunidade do Ensino Superior e desafiar a uma intervenção ampla e eficaz, através da adoção de estratégias que visem minimizar esses dois problemas.

Programa

A anunciar brevemente, mas contará com:
1. Sessão de abertura, com palestra
2. Uma visão panorâmica a nível nacional
3. Contributos da investigação sobre insucesso e abandono
4. Momento de teatro
5. Boas práticas no ensino superior - comunicações livres
6. Um percurso de sucesso - testemunho

Objetivos da parte Boas Práticas no Ensino Superior - Comunicações livres

Com este momento, pretendemos apresentar diversas comunicações livres de diferentes projetos e suas iniciativas, que mostram evidências de efetividade e são reconhecidas como boas práticas no combate ao insucesso e ao abandono escolar no Ensino Superior.
Trata-se de iniciativas e projetos no âmbito do ensino superior ou da transição para este, dirigidos ao sucesso e à igual oportunidade de acesso e permanência no Ensino Superior, em âmbito pedagógico ou social.
As comunicações livres, candidatadas através de resumo, uma vez aprovadas serão apresentadas em formato póster, sendo selecionadas três a cinco para comunicação oral de 10 minutos na sala principal da conferência. Para isso, serão avaliados os resumos pela Comissão de Avaliação.

COMUNICAÇÕES LIVRES - INSTRUÇÕES
As comunicações livres devem corresponder à apresentação de experiências de boas práticas relacionadas com os quatro eixos temáticos específicos:
1 Transição para o Ensino Superior: Vertente Social
2 Transição para o Ensino Superior: Vertente Pedagógica
3 Ensino Superior: Vertente Social
4 Ensino Superior: Vertente Pedagógica

As comunicações livres, candidatadas através de resumo, uma vez aprovadas serão apresentadas em formato póster, sendo selecionadas três a cinco para comunicação oral de 10 minutos na sala principal da conferência. Para isso, serão avaliados os resumos pela Comissão de Avaliação.
Todos os autores dos pósteres deverão inscrever-se na Conferência até ao dia 27 de abril de 2017.

1. Formato da comunicação
As comunicações livres são efetuadas nos seguintes formatos:
1)Comunicação em formato Póster
2)Comunicação em formato Oral

2. Datas
Data de início para a submissão do resumo – 17 de março de 2017
Data de términus para a submissão do resumo – 7 de abril de 2017
Data de anúncio aceitação dos resumos submetidos e pedido de preparação de pósteres e comunicações orais – 11 de abril de 2017
Data para entrega digital do póster - 21 de abril de 2017.

3. Critérios específicos de elaboração e submissão do resumo
Os resumos deverão adequar-se aos critérios estabelecidos pela Comissão Avaliadora do evento:
a)Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua Comunicação Livre;
b)Cada Comunicação Livre apenas poderá ser submetido a um dos eixos temáticos;
c)Apenas 1 dos autores da Comunicação Livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
d)Os resumos das Comunicações Livres deverão ser submetidas através do link disponível em www.justicaepaz.com/agenda, não sendo aceites via fax ou e-mail;
e)Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de caracteres definido para cada um:
Dados Gerais
Nome da Instituição / Entidade / Escola -
Morada -
Contacto móvel -
Contacto e-mail -
Nome(s) do(s) autor(es) –
No caso de o resumo ser selecionado para comunicação oral, nome do orador -
Dados Resumo
Eixo temático para submissão de resumo
Título – Caracteres disponíveis 70
Introdução - Caracteres disponíveis 536
Objetivos – Caracteres disponíveis 466;
Metodologia – Caracteres disponíveis 600;
Resultados – Caracteres disponíveis 1070;
Conclusões – Caracteres disponíveis 656;
Palavras-chave – máximo de 6 palavras-chave;
Referências bibliográficas – máximo de 4 referências bibliográficas (Norma APA – versão 6).
Imagem/foto/logo que identifique o projeto/entidade – um ficheiro, formato jpeg, tamanho máx 8192 KB.
f)Todos os inscritos receberão email de confirmação.

Os autores dos projetos submetem on-line um resumo da sua comunicação livre.
Os projetos aprovados apresentarão o póster. De entre todos os projetos aprovados, a Comissão de Avaliação escolherá três a cinco para apresentação oral de 10 minutos. Estes apresentarão também póster.

4.Fase de revisão
Os resumos são avaliados por 6 revisores, membros da Comissão de Avaliação. A resposta da aceitação para a apresentação oral, será enviada no dia 11 de abril de 2017.
Após análise por parte da Comissão de Avaliação, serão contactados os autores dos resumos considerados com interesse mais relevante, para fazerem apresentação oral, no dia 2 de maio.

5.Comunicação em póster
Após aprovação do resumo, os autores de pósteres aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação digital no formato JPEG ou PDF, até ao dia 21 de abril de 2017.
A versão impressa do póster em orientação vertical (retrato) deverá ser entregue no próprio dia da Conferência entre as 8h00 e as 9h00. Se a entrega não for possível nesse horário, deverá ser entregue no Instituto Justiça e Paz, até ao dia 28 de abril, entre as 9h00 e as 18h00.

6.Comunicação oral
Os autores devem estar no local de comunicação oral na data e hora indicada pela Comissão Organizadora da Conferência.
A comunicação oral deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 10 minutos. Durante a apresentação poderão distribuir cópia do póster em papel aos interessados.

7.Certificação apresentações orais
O certificado de apresentação será elaborado conforme os dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título do póster, o nome dos autores, o nome do apresentador, a data de realização e nome do evento.

8.Contactos
Dúvidas e informações complementares por favor entre em contacto através do e-mail:
conferencia.justicaepaz@gmail.com

 


Página Facebook Conferência Submissão de Resumos
Conferência Insucesso e Abandono no Ensino Superior

27 Março 2017 a 26 Junho 2017

Capela Justiça e Paz

Grupo de Meditação Cristã Justiça e Paz

O Grupo de Meditação Cristã Justiça e Paz reúne semanalmente a partir de 27 de março de 2017, à segunda-feira, para o exercício da Meditação. Estando aberto à comunidade do ensino superior e à cidade de Coimbra, é um caminho de busca da "plenitude de vida".

Faça a sua inscrição no formulário que disponibilizamos em baixo.


Os alicerces da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã são os milhares de pequenos grupos que se encontram em casas de família, paróquias, escolas, prisões, hospitais, em pelo menos 100 países por todo o mundo. O encontro num grupo é uma parte importante da viagem da meditação. Primeiramente, o grupo é um lugar de aprendizagem, onde os princípios essenciais da meditação, tal como foram transmitidos por John Main e Laurence Freeman, são ensinados e a sua natureza cristã antiga e autêntica é reforçada. Além disso, a disposição do grupo transforma-o num local de boas-vindas e de acolhimento e num ambiente seguro para receber os estreantes.

De muitas maneiras diferentes, a meditação traz-nos de volta à vida dos primeiros cristãos, nos séculos iniciais da nossa era. John Main não redescobriu só a oração silenciosa, com o apoio de uma palavra de oração, nos escritos dessa época; até o ambiente em que os primeiros cristãos se encontravam para rezar é também semelhante ao que conhecemos: também eles se juntavam em pequenos grupos, em casas de família ou em locais de encontro.

"Estar plenamente vivo é experienciar a vida no poder de Jesus, viver as nossas vidas em união com Ele. Jesus convida-nos a esta plenitude de vida. Mas com o convite vem um desafio: “Se um homem se deixar perder por minha causa, ele encontrará o seu verdadeiro eu”. A meditação é um meio para nos perdermos a nós próprios. A atenção abnegada que damos à nossa palavra-oração é um meio para abrirmos plenamente a nossa consciência à consciência de Jesus, e ao abrirmo-nos assim, expandimo-nos para além das nossas limitações para a total liberdade do espírito, para o Amor de Deus." (John Main OSB, fundador da WCCM)

 


Evento no Facebook Formulário de Inscrições
Grupo de Meditação Cristã Justiça e Paz

24 Novembro 2016 a 15 Junho 2017

Auditório

Curso Bíblico PDF

O Instituto Justiça e Paz propõe um encontro de formação bíblica com o Pe. Rui Santiago, cssr, que vem mensalmente do Porto só para partilhar connosco a sua paixão pela Bíblia. Este encontro mensal é parte do projeto A Porta da Fé do IUJP e pretende ser uma introdução geral à Bíblia, no sentido de inserirmos a nossa história pessoal e comunitária na longa História da Salvação.

Depois de, em 2013-2014, termos feito uma abordagem geral da Sagrada Escritura, do Êxodo ao Apocalipse, no segundo ano quisemos conhecer "O tal de Nazaré" - Jesus Cristo -, a partir dos quatro evangelhos. No ano 2015-2016, visitámos Lugares de Misericórdia na história bíblica, Horas Sagradas em que a ternura e o perdão venceram brutidades nossas.

Ao longo deste ano pastoral 2016-2017, os encontros serão sobre as primeiras comunidades cristãs, a partir dos Atos dos Apóstolos.

Título
QUEM É VIVO SEMPRE APARECE
O Movimento de Jesus nos Atos dos Apóstolos

Inscrição
Não é necessária - Frequência Livre

Dinamização
Pe. Rui Santiago, cssr

Calendário
Mensalmente, à quinta-feira, das 21:15 às 23:15, no Auditório do Justiça e Paz.

Datas
24NOV, 19JAN, 16FEV, 16MAR, 20ABR, 25MAI, 15JUN

 

Curso Bíblico PDF

9 Novembro 2016 a 31 Junho 2017

Justiça e Paz

Grupo DOCAT

O DOCAT responde à pergunta «Como agir? O que fazer?», – é como que um manual de instruções que nos ajuda, com o Evangelho, em primeiro lugar, a transformarmo-nos a nós mesmos, depois a transformarmos o nosso ambiente mais próximo e, por fim, o mundo inteiro. Na verdade, com a força do Evangelho, podemos transformar realmente o mundo.

Há países onde 40% ou 50% dos jovens estão sem trabalho. Em muitas sociedades, os idosos são rejeitados, porque aparentemente não têm “valor” e já não são “produtivos”. Extensões inteiras de terra são despovoadas, porque os pobres fogem para os bairros de lata das grandes metrópoles com a esperança de aí encontrarem alguma coisa para poderem sobreviver. A lógica produtiva de uma economia globalizada arruinou as modestas estruturas econômicas e agrícolas das suas regiões. Cerca de 1% da população mundial possui em média 40% da riqueza mundial e 10% da população mundial possui 85%. Por outro lado, “pertence” a metade da população mundial aproximadamente 1% deste mundo. 1,4 mil milhões de Homens vive com menos de 1 euro por dia.

QUANDO HOJE VOS CONVIDO A CONHECER REALMENTE A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA, NÃO ESTOU A IMAGINAR APENAS GRUPOS DE ESTUDO DEBAIXO DE UMA ÁRVORE. ISSO É BOM! FAZEI ISSO! MAS O MEU SONHO É MAIOR: EU ESPERO QUE UM MILHÃO DE JOVENS, MAIS AINDA, QUE UMA GERAÇÃO INTEIRA, SEJA, PARA OS SEUS CONTEMPORÂNEOS, UMA DOUTRINA SOCIAL EM MOVIMENTO. O MUNDO SÓ MUDARÁ QUANDO HOMENS COM JESUS SE ENTREGAREM POR ELE, COM ELE FOREM PARA AS PERIFERIAS E PARA O MEIO DA MISÉRIA. IDE TAMBÉM PARA A POLÍTICA E LUTAI PELA JUSTIÇA E PELA DIGNIDADE HUMANA, SOBRETUDO DOS MAIS POBRES.

Papa Francisco


O QUE TE PROPOMOS:

1. Transforma-te. Vem ler connosco o DOCAT
2. Transforma o meio onde vives. O Grupo vai ajudar-te a seres um embaixador da Doutrina Social da Igreja
3. Transforma o mundo. O Papa Francisco conta contigo para tornar o mundo melhor.

(para estudantes)

 


Evento no Facebook Formulário de Inscrições
Grupo DOCAT

Morada

 

 

Telefone

 

Email

Couraça de Lisboa, nº30
3000-434 Coimbra

 

239 822 483

 

iu.justicaepaz@gmail.com

Twitter
junta-te à conversa