Fundo Paginas Justiça e Paz
sd sadas d saodaspd as das dasddi f d ifºsdf sdfç sdfidfds fds fsdfidsof sd fosd fsdfi sdif sF SD FPSD IFO SDIOF SD PF SDFDSPFO SDP F
sd sdsd s ds dsdsd s
sd sdsd s ds dsdsd s
sd sdsd s ds dsdsd s

O NExT em atividade

O NExT em atividade

Equipa do NExT

 

O NExT – Núcleo de Explicações Voluntárias – é um projeto promovido pelo Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) e coordenado por estudantes, com o objetivo de combater o insucesso escolar através da promoção de explicações gratuitas para estudantes com dificuldades académicas e económicas. A sua ação baseia-se na valorização da pessoa humana e promoção do bem comum. Neste sentido, este projeto abrange todos os membros da comunidade do Ensino Superior, independentemente do seu género, nacionalidade, crenças e/ou idade.

Os explicandos integrados neste projeto estão no Ensino Superior em Coimbra, e apresentam dificuldades financeiras comprovadas. Os explicadores podem ser quaisquer membros da comunidade académica – aluno, docente, investigador ou outro – que comprovem a sua aptidão nas áreas a que se propõem dar apoio e tenham disponibilidade para exercer as explicações de uma forma voluntária.



Da equipa do NExT fazem parte estudantes, docentes e outros colaboradores. Estes procuram conhecer os estudantes que se inscrevem para receber explicações bem como quem se inscreve para as dar, acompanhando-os ao longo de todo o seu percurso, tentando promover o desenvolvimento de cada um a nível académico, mas sobretudo humano.

No 1º semestre inscreveram-se 24 explicandos, de várias idades e nacionalidades, estudantes de várias licenciaturas do Instituto Politécnico de Coimbra e da Universidade de Coimbra, nomeadamente das áreas de Engenharia, Gestão, Psicologia e Biologia. A situação económica de todos os estudantes foi cuidadosamente avaliada para averiguar a sua elegibilidade para o projeto. As áreas mais apoiadas foram Matemática, Química, Contabilidade e Gestão Financeira.
Os explicandos inscritos, tal como os explicadores, tiveram conhecimento do projeto através de divulgação (facebook ou e-mail), encaminhamento institucional (Fundo Solidário e Serviços de Ação Social) ou por colegas e amigos. Os explicadores eram, na sua maioria, estudantes jovens. A avaliação geral do progresso individual dos explicandos foi boa, e quase todos obtiveram resultados satisfatórios às disciplinas a que receberam explicação. Todos os explicandos e explicadores referiram que o NExT foi ao encontro das suas expetativas e recomendavam-no a um amigo/colega.

Neste 2º semestre o NExT já está a apoiar cerca de 20 explicandos e as inscrições ainda estão abertas! As inscrições para explicando e para explicador voluntário podem ser feitas em: www.justicaepaz.com/next. As inscrições para explicandos para o 2º semestre fecham já no próximo dia 1 de abril, no entanto as inscrições para explicador mantêm-se abertas.

Uma outra atividade dinamizada pelo NExT é o Chá das 5, que são aulas de conversação em inglês, no bar do Justiça e Paz, todas as quintas-feiras às 17h, onde qualquer pessoa pode praticar o seu inglês: basta aparecer!

 

31 Março 2016

 

 

 

Morada

 

 

Telefone

 

Email

Couraça de Lisboa, nº30
3000-434 Coimbra

 

239 822 483

 

iu.justicaepaz@gmail.com

Twitter
junta-te à conversa