Fundo Paginas em agenda

21 Novembro 2021 a 20 Novembro 2022

Instituto Universitário Justiça e Paz

50 Anos do Instituto Universitário Justiça e Paz

O Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) está a completar 50 anos de atividade no mundo do ensino superior, da ciência e da cultura de Coimbra. A sua constituição teve como principal objetivo abrir um espaço de debate sereno e aberto a todos, em particular aos que encontram inspiração na mensagem cristã e na mundivisão católica.

No meio século que correu desde 1971, muitos viram as suas vidas tocadas, por vezes verdadeiramente transformadas, nos corredores, nas varandas, nas salas, nos espaços de trabalho ou de oração do Instituto. Há hoje muitas gerações que reconhecem o IUJP como espaço importante no crescimento pessoal e no compromisso com a comunidade.

A 21 de novembro de 2021 completam-se 50 anos da promulgação do decreto que erigiu o IUJP e tem início um período de celebração que se estende durante um ano.

O Programa das Comemorações desenrola-se em torno da memória, do presente e do devir, com o acento tónico a ser colocado na busca dos novos modos de ser presença da Igreja e testemunho de Justiça e de Paz no meio do Ensino Superior.

Vimos chamar a sua atenção para as três primeiras iniciativas desta Comemoração:

1ª No dia 21 de novembro, próximo domingo, às 19h00, haverá uma Missa na Sé Nova, presidida por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, com a participação do Coro D. Pedro de Cristo.

2ª No dia 24 de novembro, às 19h00, será inaugurada, no Instituto, a Sala Papa Francisco, decorrendo às 19h30 a Celebração das Esperanças, oração de preparação do Advento.

3ª No dia 6 de dezembro, às 21h00, realiza-se, no Auditório do Instituto, o Colóquio Inaugural sobre a fundação do Instituto.

 

50 Anos do Instituto Universitário Justiça e Paz

Morada

 

 

Telefone

 

Email

Couraça de Lisboa, nº30
3000-434 Coimbra

 

239 822 483

 

iu.justicaepaz@gmail.com

Twitter
junta-te à conversa