Fundo Paginas em agenda
sd sadas d saodaspd as das dasddi f d ifºsdf sdfç sdfidfds fds fsdfidsof sd fosd fsdfi sdif sF SD FPSD IFO SDIOF SD PF SDFDSPFO SDP F
sd sdsd s ds dsdsd s
sd sdsd s ds dsdsd s
sd sdsd s ds dsdsd s

14 Dezembro 2019

Auditório do Instituto Universitário Justiça e Paz

Retiro de Advento

Propomos-lhe um Retiro de Advento, inspirado nas palavras de Sophia, no centenário do seu nascimento:

"Chamo-Te porque tudo está ainda no princípio
E suportar é o tempo mais comprido."
Sophia de Mello Breyner

«A Poesia que há na Espera… às vezes ansiosa e exultante, como quando se espera a chegada da hora de ir jantar fora com quem se ama, outras vezes dolorosa e sufocante, como quando se espera que um sofrimento passe ou aquela dor que não sabemos donde vem acabe por fazer algum tipo de sentido… Há uma poesia na Espera.» (Pe. Rui Santiago)

Infelizmente, o Pe. Rui Santiago não pôde manter o compromisso que assumira explicitamente connosco e só esta semana nos pôde informar, dado estar em Angola e sem comunicações. Dada a urgência, diligenciámos uma solução imediata, para manter o retiro e o tema: "A Poesia que há na Espera". Assim, convidámos o Prof. José Cardoso Bernardes, antigo diretor da Biblioteca Geral de Coimbra e professor de Literatura para, a partir de dois poemas, fazer a parte literária, seguindo-se a parte espiritual que será feita pelo Pe. Paulo Simões. Pensamos que estão criadas as condições adequadas a quem busca um dia de silêncio, reflexão e oração, num espaço ideal como o Justiça e Paz e Jardim Botânico.

Indique-nos, por favor, se vem.

Inscreva-se em https://www.justicaepaz.com/agenda.php#679.
Partilhe no seu Facebook. Obrigado.

 


Partilhe no seu Facebook Faça AQUI a sua inscrição
Retiro de Advento

4 Novembro 2019 a 29 Junho 2020

Capela do Instituto Justiça e Paz

Meditação Cristã

O Grupo de Meditação Cristã Justiça e Paz reúne semanalmente para o exercício da Meditação. Os encontros acontecem às segundas-feiras, entre as 18h00 - 19h00, na Capela do Justiça e Paz. Estando aberto à comunidade do ensino superior e à cidade de Coimbra, parte do texto bíblico e de autores cristãos e fomenta a unidade interior e a busca de Jesus Cristo, "caminho, verdade e vida".

Faça a sua inscrição no formulário que disponibilizamos em baixo.

Os alicerces da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã são os milhares de pequenos grupos que se encontram em casas de família, paróquias, escolas, prisões, hospitais, em pelo menos 100 países por todo o mundo. O encontro num grupo é uma parte importante da viagem da meditação. Primeiramente, o grupo é um lugar de aprendizagem, onde os princípios essenciais da meditação, tal como foram transmitidos por John Main e Laurence Freeman, são ensinados e a sua natureza cristã antiga e autêntica é reforçada. Além disso, a disposição do grupo transforma-o num local de boas-vindas e de acolhimento e num ambiente seguro para receber os estreantes.

De muitas maneiras diferentes, a meditação traz-nos de volta à vida dos primeiros cristãos, nos séculos iniciais da nossa era. John Main não redescobriu só a oração silenciosa, com o apoio de uma palavra de oração, nos escritos dessa época; até o ambiente em que os primeiros cristãos se encontravam para rezar é também semelhante ao que conhecemos: também eles se juntavam em pequenos grupos, em casas de família ou em locais de encontro.

"Estar plenamente vivo é experienciar a vida no poder de Jesus, viver as nossas vidas em união com Ele. Jesus convida-nos a esta plenitude de vida. Mas com o convite vem um desafio: “Se um homem se deixar perder por minha causa, ele encontrará o seu verdadeiro eu”. A meditação é um meio para nos perdermos a nós próprios. A atenção abnegada que damos à nossa palavra-oração é um meio para abrirmos plenamente a nossa consciência à consciência de Jesus, e ao abrirmo-nos assim, expandimo-nos para além das nossas limitações para a total liberdade do espírito, para o Amor de Deus." (John Main OSB, fundador da WCCM)

 

Formulário de Inscrições
Meditação Cristã

Morada

 

 

Telefone

 

Email

Couraça de Lisboa, nº30
3000-434 Coimbra

 

239 822 483

 

iu.justicaepaz@gmail.com

Twitter
junta-te à conversa